Albert NIETO

 

É um dos intérpretes que mais tem contribuído para a difusão da música pianística e de câmara espanhola, estreando mais de noventa obras, das quais destaca-se Recóndita armonía de Xavier Montsalvatge, e Aulaga 1 de Juan Hidalgo Cordoniu.

Aluno predileto de Rosa Sabater e de Frédéric Gevers, tem 15 discos gravados com obras de Albéniz, Granados, Guridi, Blancafort, Gerhard, Montsalvatge, Luis de Pablo, Bernaola, Guinjoan, Josep Soler, José Luis Turina, Carles Guinovart, Casablancas, Erkoreka, Lauzurika, Durán, Brotons (integral das Sonatas em duo com piano), Ángel Oliver (integral para piano) além de mais trinta compositores contemporâneos.

Na área da pesquisa, destaca-se sua publicação de uma edição crítica da Suíte Ibéria de Isaac Albéniz, que vem acompanhada da gravação de algumas de suas peças e que obteve críticas muito elogiosas.

É membro fundador do Trio Gerhard, com o qual gravou a integral das peças para piano e cordas dos compositores Gerhard, Montsalvatge e Granados (esta última a primeira gravação baseada nos manuscritos do compositor). Participa de festivais e ciclos, como os de Granada, Santander, San Sebastián, da Fundação March, etc.

É frequentemente convidado a atuar como solista em numerosas orquestras e colabora com diversos músicos nas mais variadas formações instrumentais, dentre os quais podemos citar o clarinetista Joan Enric Lluna, o flautista Jaime Martín, o violoncelista Asier Polo, os violinistas Víctor Parra e Santiago Juan e os sopranos Cristina Toledo e Ruth González. 

É autor de seis livros de pedagogia pianística (La digitación pianística, El pedal de resonancia, Contenidos de la técnica pianística, La clase colectiva de piano, El gesto expresivo del pianista: el espíritu del directo, e Tecleando) e uma publicação de divulgação musical (El gesto expresivo del músico o cómo disfrutar de un concierto).

Deu aulas como catedrático de piano em diversos conservatórios na Europa. É doutor “Sobresaliente Cum Laude” em Música pela Universidade Politécnica de Valencia com a tese “Francisco Llácer Pla: sua obra pianística”.

 

www.albertnieto.com

Albert Nieto

PERFOMA CLAVIS INTERNACIONAL ON-LINE -  1 a 3 de dezembro de 2020 - Departamento de Música FFCLRP-USP

Rua Profa. Maria M.C. Telles, s/n - Campus da USP - Monte Alegre - CEP 14040-900   Ribeirão Preto - BRASIL

www.ffclrp.usp.br/musica/