On-line
1 a 3
de dezembro
Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo
Simpósio dedicado à pesquisa e à prática dos diferentes tipos de instrumentos de teclado
Submissão de trabalhos
PERFORMA CLAVIS INTERNACIONAL
On-line
TEMA
As práticas nos diferentes instrumentos de teclado e os desafios do século XXI.
Realização USP - 1 a 3 de dezembro de 2020
Inscreva-se aqui no site.
A inscrição é gratuita e garante seu acesso às transmissões do Simpósio na Internet.
CHAMADA DE TRABALHOS
O Performa Clavis Internacional 2020 on-line convida pesquisadores(as), docentes, discentes, artistas e profissionais da área de música para submeterem propostas de trabalhos conforme as especificações desta chamada.
Sobre o Simpósio
Este ano o Simpósio Performa Clavis Internacional completa 10 anos. Foi idealizado como uma atividade de cooperação trilateral entre os Programas de Pós-Graduação em Música das três Universidades do Estado de São Paulo, sediados no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Desde sua terceira edição, o simpósio conta com a participação do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Desde o primeiro evento, em 2010, o Performa Clavis Internacional assume como objetivo prioritário o fortalecimento, no cenário acadêmico e artístico nacional, das pesquisas e práticas artísticas e de docência na área de performance e das práticas interpretativas, com ênfase nos instrumentos de teclado, a saber: piano, fortepiano, cravo, clavicórdio e órgão. Esta sexta edição do Performa Clavis Internacional, on-line, propõe o tema As práticas nos diferentes instrumentos de teclado e os desafios do século XXI. Será organizada pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP e o Departamento de Música da ECA-USP e contará com a participação de professores de instrumentos de teclado das três instituições promotoras, bem como sete convidados internacionais: o pianista e musicólogo Luca Chiantore (Escola Superior de Música de Catalunya, Espanha), a pianista Eliane Rodrigues (Royal Conservatoire of Antwerp, Bélgica), o organista Martin Gester (Académie Supérieure de Musique de Strasbourg, França), a cravista Aline Zylberajch (Conservatoire de Paris, França), o pianista Albert Nieto (Espanha), a pianista/fortepianista Chi-Chen Wu (University of Wyoming, EUA) e o pianista Jerico Vasquez (Shorter University, EUA). Em suas edições bienais, o simpósio tem cumprido sua proposta de congregar pesquisadores, artistas, docentes e estudantes da área em um ambiente de cooperação científica e colaboração artística, no qual estudos reflexivos, teóricos e críticos, práticas artísticas e de docência revelam-se como territórios complementares.
Estrutura do simpósio
O Simpósio será estruturado a partir das seguintes atividades:
I – CONFERÊNCIAS
Têm como finalidade propiciar a discussão do tema geral do Simpósio por pesquisadores(as) convidados(as) de reconhecimento internacional. Os conferencistas e palestrantes convidados desta edição serão:
-
Luca Chiantore (Escola Superior de Música de Catalunya, Espanha) - piano
-
Martin Gester (Académie Supérieure de Musique de Strasbourg, França)- órgão
-
Aline Zylberajch (Académie Supérieure de Musique de Strasbourg, França)-cravo
II - PALESTRAS-RECITAIS
-
Albert Nieto - (Espanha) - piano
-
Fernando Corvisier - Homenagem a Almeida Prado (nos 10 anos de seu falecimento) - piano
-
Chi-Chen Wu (University of Wyoming, EUA) - piano
III – MESAS-REDONDAS
Têm como finalidade abordar o tema do Simpósio sob distintas perspectivas de análise, por pesquisadores(as) convidados(as).
IV – APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Têm como finalidade a apresentação dos professores das instituições promotoras do simpósio e professores convidados, e serão coordenadas pela Comissão Artística.
IV – SESSÕES DE COMUNICAÇÕES
Têm como finalidade a apresentação de trabalhos científicos submetidos ao evento, analisados, selecionados e organizados pela Comissão Científica.
V – MASTERCLASSES
Têm por finalidade a discussão da interpretação de obras do repertório de cada um dos instrumentos envolvidos, através da execução de estudantes, sob a coordenação de um dos professores convidados do exterior. As propostas inscritas nessa categoria serão analisadas, selecionadas e organizadas pela Comissão Artística.
SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
As submissões de propostas para todas as categorias são gratuitas. Entretanto, os autores selecionados em quaisquer das categorias deverão se inscrever no evento para que, mediante permissão de acesso à plataforma de transmissão do evento na internet, possam apresentar suas comunicações ou participar dos masterclasses.
Serão aceitas propostas para duas categorias:
1 - Comunicações
1.1. O período para submissão de propostas de RESUMO EXPANDIDO estará aberto de 05 de outubro de 2020 a 11 de novembro de 2020.
1.2. As submissões deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrônico para o e-mail: performaclavis.cientifica@gmail.com
1.3. Os RESUMOS EXPANDIDOS deverão ser inéditos (isto é, elaborados exclusivamente para participação no Performa Clavis 2020; não podendo ter sido apresentados em eventos anteriores ou publicados em periódicos, livros ou anais).
1.4. Serão aceitos RESUMOS EXPANDIDOS vinculados ao tema do Performa Clavis 2020. Os trabalhos devem ser editorados em formato .doc ou .docx. A língua oficial do Simpósio é o português, porém serão aceitos também trabalhos em espanhol e inglês.
1.5. A proposta submetida deverá consistir em trabalho originado de pesquisa, produção artística ou experiência (de ensino, produção cultural, divulgação científica ou relato de caso). O texto do RESUMO EXPANDIDO deverá explicitar problema, objetivos, justificativa (pertinência e relevância do trabalho), referenciais teóricos e procedimentos utilizados, além de destacar os resultados finais (para trabalhos concluídos), ou análise preliminar consistente (para trabalhos em andamento) e as conclusões obtidas.
1.6. O texto deve ter entre 10.000 a 11.000 caracteres (com espaços) e 5 palavras-chave; e ser apresentado em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e em adequação às normas da ABNT (NBR 10.520, para citações, e NBR 6.023, para referências bibliográficas).
1.7. Título do trabalho, com apenas a primeira inicial maiúscula, sendo o subtítulo, se houver, iniciado em letra minúscula (tamanho 14, espaço simples, negrito, centralizado) Os textos submetidos para a avaliação da Comissão Científica não devem conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as).
1.8. Cada comunicação terá a duração de 30 minutos, sendo 20 minutos para a apresentação do trabalho, seguida de até 10 minutos de discussão.
1.9 Os autores das submissões aprovadas deverão enviar a versão final do texto até 22 de novembro de 2020, obedecendo às "Instruções para Formatação de Textos" apresentadas nesta chamada.
PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Cada trabalho será avaliado (avaliação cega) por pelo menos dois pareceristas, com base nos parâmetros abaixo indicados. Cada parâmetro receberá pontuação de 1 a 5, em que: 1=insatisfatório; 2=razoável; 3=satisfatório=; 4=muito bom e 5=excelente. A pontuação de corte é 35.
Os quesitos adotados pela Comissão Científica são:
1 - Importância do trabalho (peso 3)
Aspectos a serem considerados: atualidade do trabalho; relevância do assunto; contribuições trazidas pelo trabalho para o avanço do conhecimento (conceitual ou empírico) na área de música; relação do trabalho com o tema do evento.
2 - Conteúdo e estrutura do resumo expandido (peso 5)
Aspectos a serem considerados: clareza do(s) objetivo(s); clareza na exposição da abordagem teórico-metodológica; coerência entre os objetivos e os resultados e conclusões.
3 - Referências (peso 2)
Aspectos a serem considerados: interlocução com a produção da área/diálogo com outros autores; consistência, atualidade e/ou relevância dos trabalhos referenciados.
A divulgação dos trabalhos aprovados será feita no site do Performa Clavis 2020 no dia 16 de novembro de 2020.
ENVIO DOS ARTIGOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
A versão completa dos artigos, para inclusão nos Anais Eletrônicos do Performa Clavis, deverá ser encaminhada entre os dias 07 de dezembro de 2020 a 13 de dezembro de 2020, na seguinte formatação:
-
A página deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm. O arquivo não deve ultrapassar 5 MB.
-
Título do trabalho, com apenas a primeira inicial maiúscula, sendo o subtítulo, se houver, iniciado em letra minúscula (tamanho 14, espaço simples, negrito, centralizado).
-
Resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado).
-
Três a cinco palavras-chave, separadas por ponto, com apenas a inicial de cada uma delas em letra maiúscula (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco).
-
Título, resumo e palavras-chave do trabalho, traduzidos (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco): o título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no trabalho. Para os trabalhos em português ou espanhol, após esses itens, deve-se incluir a tradução dos mesmos para o inglês (todos os termos do título e todas as keywords devem ser iniciados com letra maiúscula); para os trabalhos em inglês, esses itens devem ser traduzidos para o português.
-
O corpo de texto deverá utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, sem indentação, alinhamento justificado e com recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm. O texto deverá estar adequado às normas da ABNT (NBR 10.520, para citações, e NBR 6.023, para referências bibliográficas).
-
Caso o texto esteja subdividido em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado. Cada trabalho deverá ter extensão de até 10 páginas (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas traduções, notas e referências bibliográficas).
-
Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, em gradações de preto (formato “.tif” ou “.jpg” em 300 dpi), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas (tamanho 10, espaço simples, centralizado, inserida sob a ilustração).
-
As iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro poderá ser utilizada a fonte BACH. O download da fonte pode ser feito na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont
-
As notas devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em fonte tamanho 10, com espaçamento simples, justificado, como nota de fim.
-
Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, em fonte tamanho 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com indentação de 4cm à esquerda (sem aspas, fonte tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado, sem itálico). Ambas devem ser seguidas por (AUTOR, ano, número de página). Exemplo: (RINK, 2010, p. 14).
-
A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(a) autor(a) ou autores(as) do trabalho.
-
A publicação do texto nos Anais Eletrônicos estará condicionada à apresentação do trabalho no Performa Clavis 2020 e à entrega de versão inteiramente revisada (do ponto de vista gramatical e formal).
Em caso de dúvida ou solicitação de mais esclarecimentos sobre o ENVIO DE COMUNICAÇÕES, favor encaminhar e-mail para:
2 - Masterclasses
Os interessados em participar como executantes das masterclasses deverão enviar ao e-mail performaclavis.artistica@gmail.com um arquivo de texto contendo:
-
breve currículo
-
título e compositor da peça a ser executada
-
minutagem da peça (no máximo 10 minutos)
-
link exclusivo pelo Youtube de gravação própria da peça.
A comissão artística terá autonomia para indicar quais candidatos participarão das masterclasses. As propostas selecionadas serão apresentadas nos três dias do Simpósio, sempre das 11h às 12h30 obedecendo à seguinte ordem: piano (1 de dezembro), órgão/cravo (2 de dezembro), cravo/fortepiano (3 de dezembro).
Postagem dos vídeos para as MASTERCLASSES
Como o simpósio será on-line, o formato das masterclasses não será o mesmo realizado quando em condições normais, presenciais. Os convidados para ministração de masterclasses farão uma apreciação dos vídeos aceitos em tempo real, no momento da transmissão da masterclass na internet. Devido às diferentes condições de conexão na internet, o que pode prejudicar muito a qualidade da performance musical nas plataformas de streaming, os alunos poderão fazer perguntas aos ministrantes, para sanarem quaisquer dúvidas quanto às sugestões oferecidas, mas não tornarão a executar as peças em tempo real. A única apresentação será a do vídeo pré-gravado e aceito para o masterclass.
Cada proposta será avaliada por, pelo menos, dois pareceristas, com base nos parâmetros abaixo indicados, em que: 1=insatisfatório; 2=razoável; 3=satisfatório; 4=muito bom e 5=excelente. A pontuação de corte é 9. É importante que as gravações enviadas tenham qualidade suficiente para serem avaliadas adequadamente e veiculadas na internet.
-
Qualidade da performance: acuidade de leitura, pertinência das escolhas interpretativas e proficiência técnica, precisão e clareza na comunicação dos elementos
-
Qualidades artísticas da obra acatada: relevância e pertinência da obra ao repertório dos instrumentos acatados.
-
Qualidade de captação (audiovisual) do material submetido: qualidade da gravação e seu potencial de proporcionar uma avaliação satisfatória.
*Caso a quantidade de trabalhos aprovados exceda a capacidade de absorção pela programação do evento, as Comissões Artística e Científica definirão os trabalhos a serem contemplados, acatando para tanto o critério de pontuação.
Em caso de dúvida ou solicitação de mais informações sobre o ENVIO DE VIDEOS PARA AS MASTERCLASSES, favor encaminhar e-mail para:
performaclavis.artistica@gmail.com
DATAS E PRAZOS
Envio de submissões – 05/10/2020 a 11/11/2020
Avaliação pelas comissões – 118/11/2020 a 15/11/2020
Divulgação dos resultados – 16/11/2020
Envio da versão final dos trabalhos (para comunicações) – 22/11/2020
Envio do Texto Completo (comunicações) para publicação nos Anais: 07/12/2020 a 13/12/2020
Inscrições – 16/11/2020 a 30/11/2020
COMISSÕES
Comissão organizadora
Fátima CORVISIER, Presidente – USP – Piano
Edmundo HORA – UNICAMP – Cravo e Fortepiano
Eduardo MONTEIRO – USP – Piano
Fernando CORVISIER – USP – Piano
Luciana Sayure SHIMABUCO – USP – Piano
Comissão Científica:
Mario VIDEIRA – USP – Piano (coordenador)
Dorotea KERR - UNESP - Órgão
Helena JANK – UNICAMP – Cravo
Luciana Sayure SHIMABUCO – USP – Piano
Rafael dos SANTOS - UNICAMP - Piano
Ricardo BALLESTERO - USP - Piano
Comissão Artística:
Alexandre ZAMITH – UNICAMP – Piano (coordenador)
Anna Cláudia AGAZZI - UNESP - Piano
Edmundo HORA – UNICAMP – Cravo e Fortepiano
Fernando CORVISIER – USP – Piano
José Luís Prudente de AQUINO – USP – Órgão
Mauricy MARTIN – UNICAMP – Piano
Nahim MARUM – UNESP – Piano
Para mais informações, esclarecimentos e dúvidas em geral, entre em contato com a Comissão Organizadora do Simpósio pelo endereço performaclavis2020@gmail.com
Envio de
trabalhos e vídeos
05/10 a 11/11/2020
Avaliação pelas
Comissões
11/11 a 15/11/2020
Divulgação dos resultados
16/11/2020
Envio da versão final
do Resumo Expandido
22/11/2020