Submissão de trabalhos

PERFORMA CLAVIS INTERNACIONAL

 

TEMA

Diálogos entre repertórios históricos e atuais para instrumentos de teclado

Campinas/SP, 05 a 07 de dezembro de 2018

 

CHAMADA DE TRABALHOS

 

 

O Performa Clavis Internacional - 2018 convida pesquisadores(as), docentes, discentes, artistas e profissionais da área de música para submeterem propostas de trabalhos conforme as especificações desta chamada.

 

Sobre o Simpósio

 

O Simpósio Performa Clavis Internacional foi idealizado como uma atividade de cooperação trilateral entre os Programas de Pós-Graduação em Música das três Universidades do Estado de São Paulo, sediados no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Desde sua primeira edição, em 2010, assume como objetivo prioritário o fortalecimento, no cenário acadêmico e artístico nacional, das pesquisas e práticas artísticas e de docência na área de performance e das práticas interpretativas, com ênfase nos instrumentos de teclado, a saber: piano, fortepiano, cravo, clavicórdio e órgão. Esta quinta edição do Performa Clavis Internacional propõe o tema  Diálogos entre repertórios históricos e atuais para instrumentos de teclado. Será sediada pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas e contará com a participação de professores de instrumentos de teclado das três instituições promotoras, bem como três convidados internacionais: o organista Emmanuel Hocdè (Conservatoire à Rayonnement Intercommunal d'Aubergenville), o cravista Peter Sykes (Boston University e Julliard School of Music) e o pianista Winston Choi (Roosevelt University). Em suas edições bienais, o simpósio tem cumprido sua proposta de congregar pesquisadores, artistas, docentes e estudantes da área em um ambiente de cooperação científica e colaboração artística, no qual estudos reflexivos, teóricos e críticos, práticas artísticas e de docência revelam-se como territórios complementares.

 

Estrutura do simpósio

 

O Simpósio será estruturado a partir das seguintes atividades:

 

I – CONFERÊNCIAS

 

Têm como finalidade propiciar a discussão do tema geral do Simpósio por pesquisadores(as) convidados(as) de reconhecimento internacional. Os palestrantes convidados desta edição serão:

 

  • Emmanudel Hocdé (Conservatoire à Rayonnement Intercommunal d’Aubergenville) - órgão

  • Peter Sykes (Julliard School) – cravo e clavicórdio

  • Winston Choi (Roosevelt University) – piano

 

II – MESAS-REDONDAS

 

Têm como finalidade abordar o tema do Simpósio sob distintas perspectivas de análise, por pesquisadores(as) convidados(as).

III – APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

 

Têm como finalidade a apresentação de participantes inscritos e de professores convidados, e serão coordenadas pela Comissão Artística.

 

 

IV – SESSÕES DE COMUNICAÇÕES

 

Têm como finalidade a apresentação de trabalhos científicos submetidos ao evento, analisados, selecionados e organizados pela Comissão Científica.

 

V – MASTERCLASSES

 

Têm por finalidade a discussão da interpretação de obras do repertório de cada um dos instrumentos envolvidos, através da execução de estudantes, sob a coordenação de um dos professores convidados do exterior. As propostas inscritas nessa categoria serão analisadas, selecionadas e organizadas pela Comissão Artística.

 

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

 

As submissões de propostas para todas as categorias são gratuitas. Entretanto, os autores selecionados em quaisquer das categorias deverão efetuar pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 no primeiro dia do simpósio  para se credenciarem no evento e apresentarem suas comunicações ou participarem das atividades artísticas. Ouvintes que desejem receber certificado de participação também deverão se credenciar no evento, mediante pagamento da taxa de inscrição.

Serão aceitas propostas para duas categorias:

 

1 - Comunicações

 

A proposta submetida a essa modalidade deverá consistir em trabalho originado de pesquisa, produção artística ou experiência (de ensino, produção cultural, divulgação científica ou relato de caso). O trabalho submetido nessa modalidade deverá consistir em trabalho originado de pesquisa, produção artística ou experiência (de ensino, produção cultural, divulgação científica, por exemplo, ou relato de caso). O texto deverá explicitar problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos utilizados, além de destacar os resultados finais (trabalho concluído), ou análise preliminar consistente, (trabalho em andamento) e as conclusões obtidas.

 

Cada comunicação terá a duração de 30 minutos, sendo 20 minutos para a apresentação do trabalho, seguida de até 10 minutos de discussão.

 

As submissões deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrônico para o e-mail:

performaclavis.cientifica@gmail.com

 

Os autores das submissões aprovadas deverão enviar a versão final do texto até 11 de novembro de 2018, obedecendo as Instruções para Formatação de Textos  apresentadas nesta chamada.

 

2 - Apresentações artísticas e masterclasses

 

Os interessados em participar como executantes das masterclasses e das apresentações artísticas deverão enviar ao email performaclavis.artistica@gmail.com  um arquivo de texto contendo:

  • breve curriculo

  • título e compositor da peça a ser executada

  • minutagem da peça (no máximo 10 minutos)

  • link exclusivo pelo Youtube de gravação própria da peça.

A comissão artística terá autonomia para indicar quais candidatos participarão das masterclasses e quais participarão das apresentações artísticas, ou ambos. As propostas selecionadas serão apresentadas em dia, local e horário a serem determinados pela Comissão Artística.

 

INSTRUÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS (COMUNICAÇÕES)

 

 

 

Os trabalhos devem ser editorados em  formato .doc ou .docx.

 

A língua oficial do Simpósio é o português, porém serão aceitos também trabalhos em espanhol e inglês.

 

Os textos devem ser inéditos (não publicados, não em processo de publicação, não apresentados em outros eventos). Os textos submetidos para a avaliação da Comissão Científica não devem conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as).

 

O texto das comunicações  deverá ser estruturado com base nas seguintes normas:

 

  • A página deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm, fonte Times New Roman, sem espaçamento entre os parágrafos. O arquivo não deve ultrapassar 10 MB.

 

  • Título do trabalho, com apenas a primeira inicial maiúscula, sendo o subtítulo, se houver, iniciado em letra minúscula (tamanho 14, espaço simples, negrito, centralizado);

 

  • Nome do(a) autor(a) do trabalho (tamanho 12, espaço simples, itálico, alinhamento à direita), instituição de vínculo e e-mail (tamanho 10, espaço simples, itálico, alinhamento à direita; seguido por uma linha em branco). Esses dados devem ser retirados no envio da submissão (sendo substituídos por “XXX”) e incluídos apenas na versão final do trabalho, caso aprovado;

 

  • Resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado);

 

  • Três a cinco palavras-chave, separadas por ponto, com apenas a inicial de cada uma delas em letra maiúscula (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco);

 

  • Título, resumo e palavras-chave do trabalho, traduzidos (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco): o título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no trabalho. Para os trabalhos em português ou espanhol, após esses itens, deve-se incluir a tradução dos mesmos para o inglês (todos os termos do title e todas as keywords devem ser iniciados com letra maiúscula); para os trabalhos em inglês, esses itens devem ser traduzidos para o português;

 

  • O corpo do texto deve ser escrito em fonte tamanho 12, espaçamento 1,5, sem indentação, alinhamento justificado e com recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm.

 

  • Caso o texto subdivida-se em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado.

 

  • Cada trabalho deverá ter extensão de até 10 páginas (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas traduções, notas e referências).

 

  • Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, em gradações de preto (formato “.tif” ou “.jpg” em 300 dpi), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas (tamanho 10, espaço simples, centralizado, inserida sob a ilustração).

 

  • As iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro poderá ser utilizada a fonte BACH. O download da fonte pode ser feito na seguinte URL:

 

 

  • As notas devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em fonte tamanho 10, com espaçamento simples, justificado, como nota de fim.

 

  • Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, em fonte tamanho 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com indentação de 4cm à esquerda (sem aspas, fonte tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado, sem itálico). Ambas devem ser seguidas por (AUTOR, ano: número de página).

 

  • Autocitações devem ser omitidas no corpo do texto e nas referências na versão de submissão para garantir avaliação em caráter anônimo, sendo substituídas por “XXX” na submissão e restabelecidas na versão definitiva do trabalho, caso aprovado.

 

  • A formatação das referências, deve seguir as normas da ABNT.

 

  • A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(a) autor(a) ou autores(as) do trabalho.

 

 

PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

 

COMUNICAÇÕES

 

Cada trabalho será avaliado (avaliação cega) por pelo menos dois pareceristas, com base nos quatro parâmetros abaixo indicados. Cada parâmetro receberá pontuação de 1 a 5, em que: 1=insatisfatório; 2=razoável; 3=satisfatório=; 4=muito bom e 5=excelente. A pontuação de corte é 15.

 

    1 - Importância do trabalho (peso 1)

 

Aspectos a serem considerados: atualidade do trabalho; relevância do assunto; contribuições trazidas pelo trabalho para o avanço do conhecimento (conceitual ou empírico) na área de música; relação do trabalho com o tema do Simpósio.

 

    2 - Conteúdo e estrutura do trabalho (peso 2)

 

Aspectos a serem considerados: clareza do(s) objetivo(s); clareza na exposição das ideias; consistência da argumentação; consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica; coerência entre os objetivos e os resultados e conclusões; fundamentação das conclusões;pertinência e qualidade técnica dos exemplos (se houver); adequação às normas estabelecidas na Chamada de Trabalhos.

 

    3 - Referências (peso 1)

 

Aspectos a serem considerados: interlocução com a produção da área/diálogo com outros autores; consistência, atualidade e/ou relevância dos trabalhos referenciados; adequação às normas estabelecidas na Chamada de Trabalhos.

 

     4 - Adequação à Chamada de Trabalhos; elementos pré-textuais (peso 1)

Aspectos a serem considerados: atendimento das instruções de formatação na Chamada de Trabalhos; clareza do título; adequação das palavras-chave como indicadores de conteúdo; capacidade de o resumo sintetizar o conteúdo do trabalho, com ênfase na apresentação do(s) objetivo(s); adequação do resumo ao conteúdo do texto; qualidade da tradução do resumo e das palavras-chave; adequação do número de palavras.

 

*Caso a quantidade de trabalhos aprovados exceda a capacidade de absorção pela programação do evento, a Comissão Científica definirá os trabalhos a serem contemplados, acatando para tando o critério de pontuação.

 

 

MASTERCLASSES/APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

 

Cada proposta será avaliada por, pelo menos, dois pareceristas, com base nos parâmetros abaixo indicados, em que: 1=insatisfatório; 2=razoável; 3=satisfatório; 4=muito bom e 5=excelente. A pontuação de corte é 9. É importante que as  gravações enviadas tenham qualidade suficiente para serem avaliadas adequadamente.

 

  1. Qualidade da performance: acuidade de leitura, pertinência das escolhas interpretativas e proficiência técnica, precisão e clareza na comunicação dos elementos

  2. Qualidades artísticas da obra acatada: relevância e pertinência da obra ao repertório dos instrumentos acatados.

  3. Qualidade de captação (audio ou audiovisual) do material submetido: qualidade da gravação e seu potencial de proporcionar uma avaliação satisfatória.

 

* Caso a quantidade de trabalhos aprovados exceda a capacidade de absorção pela programação do evento, a Comissão Artística definirá os trabalhos a serem contemplados, acatando para tando o critério de pontuação.

 

DATAS E PRAZOS

Envio de submissões  – 20/08 a 14/10/2018

Avaliação pelas comissões  – 15/10/18 a 28/10/18

Divulgação dos resultados  – 03/11/2018

Envio da versão final dos trabalhos  – 18/11/2018

Inscrição – até 05/12/2018

 

COMISSÕES

 

Comissão Organizadora

Alexandre Zamith Almeida / Unicamp (presidente)

Edmundo Pacheco Hora / Unicamp

Luciana Sayure Shimabuco / USP

 

Comissão Científica

Mario Videira / USP (presidente)

Fatima Corvisier / USP Ribeirão Preto

Thais Nicodemo / Unicamp

Edmundo Hora / Unicamp

Eduardo Monteiro / USP

Nahim Marun / Unesp

 

Comissão Artística

Mauricy Martin / UNICAMP (presidente)

Helena Jank / UNICAMP

José Luis de Aquino / USP

Rafael dos Santos / UNICAMP

Dorothéa Kerr / UNESP

Fernando Corvisier / USP Ribeirão Preto

 

Para mais informações, esclarecimentos e dúvidas em geral, entre em contato com a

Comissão Organizadora do Simpósio pelo endereço performaclavis.2018@gmail.com

Envio de

trabalhos

20/08 a 14/10/2018

Avaliação pela

Comissão Científica

 

15/10 a 28/10/2018

Divulgação dos resultados

 

03/11/2018

Envio da versão final

dos trabalhos

 

18/11/2018

© PERFOMA CLAVIS INTERNACIONAL -  5 a 7 de dezembro de 2018 - Instituto de Artes da Unicamp

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