Anna Claudia AGAZZI

Natural de São Paulo, Anna Claudia Agazzi é pianista e professora de piano no Instituto de Artes da UNESP desde 1996. Mestre em Piano Performance pela Manhattan School of Music (NY/Bolsa Capes), Doutora em Artes pela Unesp, esteve na qualidade de pesquisador visitante na Universidade de Toronto entre 2019 e 2020 para sua pesquisa Pós Doutoral (Bolsa da Fapesp).


Sua formação pianística inclui Daisy de Luca, Antonio Bezzan, Yara Bernette e Nina Svetlanova. Recebeu diversos prêmios nacionais de piano, com destaque para o Prêmio Gried que a levou para recitais na Noruega, prêmio do festival “Musica en Compostela” (Espanha), Prêmio Sulamérica especial (Palm Beach Int. Competition) e representou o Brasil em festivais internacionais como “Palaces of St Petersburg” na Rússia e “Festival di Bolsena” (Itália).


Além de sua atuação como solista, Anna se apresentou em música de câmara ao lado de Mark Dobrinsky, Michel Lethiec, James Campbell, Alvise Migotto, Quarteto da Cidade de São Paulo, entre outros . Apresentou-se como solista junto a Orquestra do estado de São Paulo, e Orchestra Internazionale d'Italia. Foi convidada pelo Selo Master Class para a primeira gravação de obras de Ottorino Respighi, muito bem recebido pela crítica., de forma que o CD foi relançado integrando o álbum “Grandes Pianistas Brasileiros”. A partir de 2010 dedicou-se a projetos experimentais ligados a sua carreira acadêmica, e que estavam associados a questões de ecologia sonora, como o projeto "Caminhos Sonoros", baseado na filosofia de Murray Schaffer, que envolveu mais de 60 alunos da Unesp e 500 crianças em nível fundamental de escolas públicas. Foi a diretora do Festival Unesp Ritmo e Som por 2 edições, sendo um deles em homenagem a Robert Schumann quando Anna apresentou a obra “Davidsbundlertanze” completa.


Tem interessa na área de curadoria, e relações inter-disciplinares, de forma que em 2011, apresentou-se ao lado de filmes de cinema silencioso na Cinemateca Brasileira and RECine Festival do Arquivo nacional (RJ) Seu trabalho "Instalações Pianísticas - Con Anima", apresenta obras tradicionais do repertório pianístico em diálogo com assuntos da contemporaneidade e demais linguagens artísticas. Este trabalho abriu caminho para várias performances pianísticas inusitadas, orientadas por ela, como a série de vídeos “Desconcerto”, “Ebô para São Sebastião” e a realização anual do Passeio Sonoro -
performance em uma trilha ecológica..

 

Anna Claudia Agazzi é frequentemente convidada a participar de grupos de criação, direção de arte e curadoria de exposições, como a mostra “Amazônia Mundi” e festivais, "Canada 150”, MIDEM - Brazil, “Sintonias Canada Brasil Music Festival" and "Fitzcarraldo - Music in the Amazon". 

Anna Agazzi

PERFOMA CLAVIS INTERNACIONAL ON-LINE -  1 a 3 de dezembro de 2020 - Departamento de Música FFCLRP-USP

Rua Profa. Maria M.C. Telles, s/n - Campus da USP - Monte Alegre - CEP 14040-900   Ribeirão Preto - BRASIL

www.ffclrp.usp.br/musica/