On-line
1 a 3
de dezembro
Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo

Simpósio dedicado à pesquisa e à prática dos diferentes tipos de instrumentos de teclado

Edmundo HORA
Conceituado especialista em Música Barroca e instrumentos de teclado do século XVIII, Doutor em Cravo pela Unicamp. Com formação em Órgão e Cravo, na Bahia foi organista titular da Catedral Basílica de Salvador nos anos de 1972 a 1977, e em São Paulo especializou-se em Cravo de 1978 a 1980. Em Amsterdã-Holanda, graduou-se como "Solista de Cravo" pela Escola Superior de Artes de Amsterdã e pós graduou-se na Hogeschool Stichting Amsterdam - Sweelinck Conservatorium.
Tem participado como professor de Cravo e palestrante de importantes festivais, com destaque para os Festivais de Londrina, os Encontros de Música Antiga, as Oficinas de Música de Curitiba, os Festivais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora e os Simpósios Internacionais Todos os Teclados-Mariana-MG.
Tem seu trabalho registrado nos seguintes CD's: "Terceiro Sinal" Música para orquestra barroca de Haendel com Edson Cordeiro (1996), "Triplo Contínuo" - Música de Câmara Barroca Italiana para dois violoncelos e cravo - (1998), "América Portuguesa"- Música Colonial Brasileira - Coro e Orquestra Armonico Tributo(1999), "Froberger - pour passer la Melancholie" Cravo solo com obras de Johann Jakob Froberger - (2000) e “ESTES NOSSOS BRASIS” Música para Fortepiano no Brasil dos séculos XVIII e XIX (2006).
Solista em diversas orquestras: Sinfônica de Minas Gerais, de Campinas, da Unicamp, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro-Porto Alegre, OSUSP, OSESP e Orquestra Barroca “Armonico Tributo”.
Professor de Cravo e Música Barroca no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp desde 1993 atua ainda no Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Cravo na mesma Universidade.
​
Criador do Performa Clavis Internacional, o Prof. Edmundo Hora participou de todas as edições do Simpósio (2010, 2012, 2014, 2016, 2018), atuando como presidente nos dois primeiros eventos.