José Luís de AQUINO

 

Realizou seus estudos de órgão com os Professores Ângelo Camin e Gertrud Mersiovsky e de piano com Alfredo Cerquinho. Em Paris, estudou com Suzanne Chaisemartin.  Bacharel em Órgão pela Faculdade Santa Marcelina, Mestre em Música - Órgão pela UFRJ e Doutor em Artes pela USP. 

Atuou em diversos países. Destacam-se as apresentações no Auditório Marcel Dupré, nas Catedrais de Chartres, Dijon, Notre-Dame de Paris, Sé Patriarcal de Lisboa, Brugges, Haarlem, Breda, Utrecht, Varsóvia, Pompéia, Commo, Toledo, Morélia, Guadalajara, Munique, Brandemburgo, Darmstadt, Freiburg e nas Basílicas de Santa Maria Maggiore, São Pedro do Vaticano e da Dormição em Jerusalém. 

Foi docente da UNESP ao longo de 15 anos e desde 2002 é Professor do Departamento de Música da USP. Recebeu os Prêmios “Revelação” APCA (1986), Carlos Gomes - melhor solista instrumental de 1998, entre outros. 

Gravou em 1991, no Mosteiro de São Bento de São Paulo, o CD intitulado “Passacaglia e Fuga”, com obras de Bach, Liszt, Camin e Reger. Em sua discografia constam trabalhos com coros, além de gravações de recitais ao vivo, tanto no Brasil como no exterior. Em 2010 lançou pelo selo Paulinas-Comep o CD “José Luís de Aquino interpreta Fúrio Franceschini” gravado na Basílica do Santíssimo Sacramento em Buenos Aires e no Mosteiro de São Bento de São Paulo.

De 1996 a 2002, apresentou na Rádio Cultura FM de São Paulo, o programa Toccata, dedicado ao repertório organístico; apresentou também o programa Escrita Musical e Improvisação na Rádio USP FM. Fez parte da Comissão de Música da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

José Luís de Aquino

PERFOMA CLAVIS INTERNACIONAL ON-LINE -  1 a 3 de dezembro de 2020 - Departamento de Música FFCLRP-USP

Rua Profa. Maria M.C. Telles, s/n - Campus da USP - Monte Alegre - CEP 14040-900   Ribeirão Preto - BRASIL

www.ffclrp.usp.br/musica/