Martin GESTER

 

É regente, organista e cravista. Nascido na França, teve sua iniciação musical no canto coral. Mais tarde estudou cravo e órgão diplomando-se em música e literatura no Conservatório e na Universidade de Strasbourg, respectivamente. Suas atividades dividem-se entre a pesquisa musicológica, a performance no cravo e no órgão, a regência vocal e de grupos instrumentais e o ensino. Tem um especial interesse pelo repertório dos séculos XVII e XVIII.


Em 1990, Martin Gester fundou  Le Parlement de Musique  como forma de colocar em prática suas pesquisas, e esse ensemble vocal e instrumental logo alcançou reputação internacional. Além de sua intensa agenda de concertos de música antiga com o grupo Le Parlement de Musique, Martin Gester continua a se apresentar como instrumentista solista, e, constantemente como regente convidado de grupos como o New York Collegium (em  performances de música francesa em New York e Boston), o Nederlandse Bach Vereniging, o Collegium Vocale Gent,  La Chapelle Royale (Paris), Musica Aeterna Bratislava, e a  Orchestre des Pays de Savoie. Também é regularmente convidado da orquestra Barroca Polonesa Arte dei Suonatori - Wroclaw, com quem tocou os concertos & oratorios de Muffat a W.A. Mozart,  e realizou gravações para o Rádio e CDs (para o selo BIS: George Frideric Handel: 12 Concerti grossi Op. 6).


Recentemente passou a colaborar com dois ensembles vocais Les Pages et les Chantres de la Chapelle Royale de Versailles e a Maitrise de Bretagne, com os quais o  Le Parlement de Musique faz tourneés de concertos apresentando ‘grandes motetos’ franceses e outras obras corais barrocas (Charpentier, Brossard, Gilles, Lalande, G.F. Handel, J.S. Bach) na França e no exterior; muitas dessas produções  estão gravadas pelo selo Opus 111 e por estações de Rádio e TV da Europa.


Martin Gester se apresentou como solista e regente por toda a Europa, assim como nos continentes Americano e Asiático. Como solista ou como integrante do Le Parlement de Musique,  realizou em torno de 40 gravações,  principalmente para os selos Opus 111, Accord, Assai e Tempéraments-Radio France. Martin Gester ensina o repertório barroco para cantores e instrumentistas na Academia Superior de Música de Strasbourg e ministra, regularmente, Master classes na França e no exterior (Studio Baroque de Versailles, Jeunes Voix du Rhin, Stanford University, Academia Mexicana de Musica Antigua etc.).

Em 1996, Martin Gester fundou  Le Studio du Parlement de Musique cujas sessões anuais voltadas para obras barrocas vocais (Georg Philipp Telemann, Scarlatti, Charpentier, Reinhard Keiser, Haydn) ajudam a identificar e treinar jovens talentos.

 

Em 2001, Martin Gester recebeu o título de Chevalier des Arts et Lettres concedido pelo Ministério da Cultura Francês.

www.martingester.com

Martin Gester

PERFOMA CLAVIS INTERNACIONAL ON-LINE -  1 a 3 de dezembro de 2020 - Departamento de Música FFCLRP-USP

Rua Profa. Maria M.C. Telles, s/n - Campus da USP - Monte Alegre - CEP 14040-900   Ribeirão Preto - BRASIL

www.ffclrp.usp.br/musica/