On-line
1 a 3
de dezembro
Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo

Simpósio dedicado à pesquisa e à prática dos diferentes tipos de instrumentos de teclado

Rafael dos SANTOS
(rdsantos@unicamp.br) iniciou seus estudos na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, onde fez parte da primeira turma junto com José Eduardo Gramani e Marilia Pini, entre outros. Estudou piano com Amilson Godoi, Pietro Maranca e posteriormente com Peter Feuchtwanger, em Londres, onde morou por quatro anos. É Doutor em Música/Piano Performance pela Universidade de Iowa - EUA, sob a orientação do Prof. Daniel Shapiro.
É professor colaborador do PPG/Música do Instituto de Artes, UNICAMP, onde foi docente por mais de 30 anos e participou da criação do Curso de Bacharelado em Música Popular. É coordenador do grupo de pesquisa “Música Popular: história, produção e linguagem” (CNPq) e co-editor, junto com Martha Ulhoa (Unirio) e Adelcio Machado (UFSCAR) da revista eletrônica “Música Popular em Revista”, sediada na UNICAMP. Atua regularmente como solista, arranjador, compositor e professor.
Trabalhou com vários artistas importantes no cenário da música internacional e brasileira, destacando-se as cantoras Consiglia Latorre e Márcia Tauil, os instrumentistas Vinícius Dorin, Nenê, Celso Almeida, Paulo Moura, Nivaldo Ornelas, Roberto Sion, Roberto Menescal, Paulo Sérgio Santos e Paulo Ronqui, e os grupos Quatro a Zero e Quinteto Villa Lobos, além do contrabaixista Tibô Delor (com quem fez uma turnê pelo Nordeste com patrocínio da Petrobras), da clarinetista Maurita Mead (com quem tem dois álbuns gravados), do compositor John Rapson (EUA) e do violinista Takeshi Kobayashi (Japão).
Tem mais de 10 álbuns gravados atuando como pianista e arranjador. Compôs a trilha sonora para cinco espetáculos do grupo campineiro “Confraria da Dança” formada pela bailarina Diane Ishimaru e o bailarino Marcelo Rodrigues: Carta para não mandar, Brinquedos e inventos para dançar, Adverso (Premio APCA categoria dança para a autora, Diane Ishimaru), Sem fim e Mirabolante Carnaval.